Equipes de Alto Desempenho

N o 3o Milênio, em ambientes altamente complexos e competitivos, o sucesso da organização depende da eficácia do trabalho em equipe. Este programa proporciona as ferramentas mais eficazes para a obtenção de alta produtividade e elevado moral nos grupos de trabalho.

Um dos conceitos centrais do EAD, o Empoderamento (Empowerment), é o processo através do qual o líder gradualmente transfere aos membros do grupo a responsabilidade por prover a direção e o apoio de que o grupo necessita para atingir um alto nível de desempenho. Através do Empoderamento, os membros do grupo evoluem de uma posição de dependência em relação à autoridade e poder de decisão do líder, para uma posição de interdependência entre o líder e o grupo. À medida que o grupo se torna empoderado, o controle deixa de ser exercido apenas pelo líder para ser compartilhado pelos membros do grupo.

O processo de Empoderamento torna evidente a necessidade de uma mudança de paradigma no relacionamento entre o líder e os demais membros do grupo. Muito mais do que um chefe ou gerente, o líder do século XXI será um educador dedicado a ajudar seu grupo a desenvolver-se, aprimorando suas habilidades e conhecimentos para que os membros possam crescer pessoal e profissionalmente, assumindo riscos e a responsabilidade pelo próprio desempenho.

A diferença fundamental entre a moderna abordagem proposta pelo programa EAD e o enfoque “participativo” preconizado pelos autores dos anos 60 e 70, é que a mudança no comportamento do líder, de um estilo mais diretivo para um estilo participativo e finalmente para um estilo de delegação, se dá mediante um diagnóstico acurado do estágio de desenvolvimento do grupo. Em outras palavras, a Produtividade e o Moral da Equipe é que indicam ao líder quando chegou o momento de delegar responsabilidades e propiciar a autonomia necessária ao cumprimento da missão.

Somente colaboradores comprometidos com os objetivos da organização e providos da competência necessária para atingir um alto nível de desempenho, poderão usurfruir de autonomia para atuar à sua maneira. Delegar para uma equipe despreparada traria, com certeza, resultados desastrosos para a organização.

Objetivos e Áreas de Competência de Equipes de Alto Desempenho

• Identificar os 4 estágios de desenvolvimento de um grupo (EDG) e as mudanças nas necessidades do grupo na sua jornada para atingir um alto nível de desempenho;

• Compreender o impacto de cada uma das 7 dimensões críticas do funcionamento eficaz de grupos (PERFORM) e desenvolver as habilidades necessárias para aprimorar a comunicação, a solução de problemas e a administração de conflitos interpessoais;

• Reconhecer as diferenças individuais e identificar os modos mais eficazes para utilizar estas diferenças para gerar colaboração e sinergia ao invés de competição e comportamentos disfuncionais;

• Identificar e avaliar o impacto dos estilos de liderança utilizados pelos membros do grupo e adequar estes estilos para que atendam com maior eficácia às necessidades do grupo em cada estágio de desenvolvimento;

• Compreender a diferença entre o enfoque “participativo” tradicional e o empowerment praticado pelas organizações bem-sucedidas dos dias de hoje.

Público-alvo: Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Líderes de Projeto e de Equipes Multifuncionais que desejam/precisam melhorar a produtividade e a motivação de suas equipes
Carga horária: 16 a 24 horas
Número máximo de participantes por turma: 24